Escola Nova

Escola Nova
Escola Nova

Fique ligado

 

 

Educação Infantil > Conteúdo

Conteúdo

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS TURMAS DE MATERNAL

A criança na faixa de idade que corresponde ao Maternal está em pleno processo de desenvolvimento biológico, psíquico e social. As solicitações que lhe são feitas nestes três campos requerem dela enorme capacidade de adaptação.

Nossa Escola busca atender a este momento de vida, proporcionando condições facilitadoras para seu desenvolvimento ao mesmo tempo em que procura garantir um ambiente estável e acolhedor que sirva como referencial em suas incursões no mundo que se amplia.

Sua crescente complexidade e maturidade neurológica vão permitir-lhe novas habilidades motoras e adaptações viso-motoras. Pretendemos facilitar e estimular este processo através de material adequado a suas experiências e estimuladores de sua curiosidade. O espaço, as brincadeiras individuais ou em grupo garantem novas oportunidades para a tomada de consciência de seu corpo, dos objetos, ambiente e pessoas que rodeiam.

Acreditamos, desta forma, atender às suas necessidades de experimentar e conhecer através de situações concretas. Paralelamente, todo este campo que se forma e se transforma na interação da criança com seu meio dá a ela a possibilidade de descobrir e se adaptar às regras e exigências sociais compatíveis com a sua idade. Assim aprende a colaborar, a respeitar os direitos dos outros e a zelar para que os seus sejam respeitados, e se enriquece constantemente com toda a vivência adquirida no convívio social. Simultaneamente tem oportunidade de desenvolver sua capacidade de comunicação, seu vocabulário e compreensão.

Nosso objetivo específico para estas crianças é dar o tempo onde estas transformações possam ocorrer com êxito.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS TURMAS DE PRÉ

A criança na faixa de idade que corresponde ao Jardim já adquiriu relativa maturidade biológica e cumpriu muita das etapas importantes do seu desenvolvimento.

Neste estágio seu interesse por novas experiências e descobertas aumenta e também sua habilidade para novas aquisições motoras. Amplia-se sensivelmente sua capacidade para desfrutar e cooperar nas atividades de grupo ao mesmo tempo em que fortalece a percepção de sua identidade. Toda esta participação maior no seu ambiente é acompanhada por um significativo aumento de sua capacidade de comunicação.

A Escola procura acompanhar este momento diversificando áreas de interesse ao seu alcance, criando situações de jogos, intercâmbio e expressão pessoal. Está ciente de sua função socializadora e não se omite ao papel de permitir à criança experimentar e verificar os limites de sua liberdade procurando levá-la a uma atitude social participante, construtiva e responsável.