Escola Nova

Escola Nova
Escola Nova

Fique ligado

 

 

Educação Infantil > Metodologia

Metodologia

O movimento educacional denominado Escola Nova surgiu no início do século, em conseqüência da democratização e universalização do ensino, assim como do desenvolvimento das ciências auxiliares.

Em sua fundamentação dois pontos se fazem ressaltar: a preparação do homem para a indagação e resolução de seus problemas e uma nova visão de como a criança aprende-agindo, experimentando e vivenciando.

Um dos princípios fundamentais é a visão da criança como ser diferente do adulto, surgindo daí a compreensão das possibilidades e interesses diferentes de cada faixa etária, assim como da importância da atividade da criança, como meio básico da aprendizagem. A Escola Nova busca atingir seus objetivos educacionais utilizando recursos que refletem o momento pedagógico atual, mas incorporar a eles as contribuições que se mostravam válidas no tempo.

Procura dar condições para que o conhecimento se desenvolva através de situações reais e concretas, e que a curiosidade se amplie pela oportunidade de estar com o objeto de estudo, de observá-lo, compará-lo e utilizá-lo criativamente.

Dá ênfase as situações de jogo individual e grupal, pois acredita que o brincar favorece o enriquecimento da personalidade no plano motor, afetivo e social. Brincando a criança tem oportunidade de estar em contato com o outro, descobrindo-o como fonte de colaboração e prazer, mas também como aquele que vai impor a percepção de seus próprios limites.

Dando o campo adequado para este agir e interagir criativo está certa de propiciar um ambiente estimulante, necessário para o desenvolvimento da criança como indivíduo e ser social.