Escola Nova

Escola Nova
Escola Nova

Fique ligado

 

 

Integral > Sistema de avaliação

Sistema de avaliação

O sistema de avaliação escolar é constituído de 4 (quatro) notas bimestrais, Recuperação Parcial e Recuperação Final.

As médias bimestrais são atribuídas numa escala de notas que variam de 0 (zero) a 10,0 (dez) sendo que as médias do 1° e 3° bimestre têm peso 2 (dois) e as do 2º e 4º bimestres, peso 3 (três), expressando o resultado do desenvolvimento do aluno.

As provas do segundo bimestre do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio abrangem os conteúdos do primeiro semestre, e as do quarto bimestre, os conteúdos do segundo semestre.

No final do primeiro semestre letivo é atribuída uma Média Semestral (MS), resultante da média ponderada dos dois primeiros bimestres, de acordo com a seguinte fórmula abaixo:

MS = [(2 x B1) + (3 x B2)]: 5

Sendo assim, ao aluno que não obtiver Média Semestral (MS) igual ou superior a 7,0 (sete) é oferecida uma Recuperação Parcial (RP), opcional, a ser aplicada no início do segundo semestre.

Os pais que quiserem que seus filhos realizem a prova de Recuperação Parcial devem formalizar esse pedido, através de um formulário específico, junto às Coordenações de cada segmento.

A prova de Recuperação Parcial (RP) corresponde a uma avaliação geral dos conteúdos trabalhados no primeiro e segundo bimestres.

Não há segunda chamada para a prova de Recuperação Parcial (RP).

A Recuperação Parcial (RP), quando ocorrer, será efetuada através de avaliações do aproveitamento sem aula de recuperação.

O Resultado Semestral (RS) é obtido atribuindo-se peso 6 (seis) à Média Semestral (MS) e peso 4 (quatro) à nota de Recuperação Parcial (RP), dividindo-se o resultado por 10 (dez) conforme a fórmula abaixo:

RS = [(6 x MS) + (4 x RP)]: 10

Este resultado (RS) tem 7,0 (sete) como grau máximo.

Ao final do quarto bimestre letivo, será composta uma Média Anual (MA) de acordo com a seguinte fórmula:

MA = [(5 x RS) + (2 x B3) + (3 x B4)]: 10

Para os alunos que não fizerem Recuperação Parcial (RP), o Resultado Semestral (RS) corresponde à Média Semestral (MS).

É considerado aprovado, o aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que obtiver Média Anual (MA) igual ou superior a 7,0 (sete).

No 1° ano do Ensino Fundamental I os professores atribuirão às diversas formas de avaliação do rendimento escolar os conceitos: MB – Muito Bom; B – Bom: R – Regular e I – Insuficiente, por período letivo, expressando o resultado do desenvolvimento do aluno nas áreas cognitiva e psicomotora.

Recuperação Final

Deve fazer prova de Recuperação Final o aluno que não alcançar Média Anual 7,0 (sete), sem necessidade de inscrição.

O aluno que obtiver a Média Anual (MA) de 3,0 a 6,99 (três a seis vírgula noventa e nove) terá aula de Recuperação e, após essa semana, fará prova de Recuperação em todas as disciplinas em que não atingiu essa média.

Após a prova de Recuperação Final, é considerado aprovado o aluno que obtiver Média Final (MF) igual ou superior a 5,0 (cinco). A nota mínima desta avaliação é 3.0 (três).

A Média Final (MF) é obtida atribuindo-se peso 6 (seis) à Média Anual (MA) e peso 4 (quatro) à nota de Recuperação Final (RF), dividindo-se o resultado por 10 (dez), de acordo com a seguinte fórmula:

MF= {[(6 x MA) + (4 x RF)]:10} ≥ 5,0 ou Aprovado

Tem reprovação direta, sem direito à prova de Recuperação Final (RF), o aluno que obtiver:

I – Média Anual (MA) inferior a 3,0 (três) em uma ou mais disciplinas.

II – Mais de 25% de faltas do total de horas letivas em qualquer disciplina da grade curricular.

Para a renovação de matrícula do aluno reprovado, haverá um Conselho de Classe para avaliar a possibilidade do mesmo permanecer na Escola.