Escola Nova

Escola Nova

Projetos

  • Os projetos têm como objetivo enriquecer e aprofundar os conteúdos trabalhados pelo professor com o princípio de propiciar aos alunos maior integração, maior envolvimento consigo mesmo e com o outro. Nesse processo são trabalhadas as fases do desenvolvimento social da criança.
  • BUMBA-MEU-BOI
  • No mês de Agosto, as crianças de Maternal III apresentam para os pais o folclore do Bumba-meu-boi. A apresentação é o resultado final de todo um trabalho desenvolvido em sala a respeito das diferentes manifestações folclóricas no Brasil.
  • ÓPERA DA DONA BARATINHA
  • Na Ópera da Dona Baratinha, as crianças têm a oportunidade de desenvolver um trabalho de equipe em que compreendem a importância da adesão de todos os atores para um bonito espetáculo.
  • PERSÉFONE E DEMÉTER
  • Com o mito de Perséfone e Deméter, as crianças têm contato com a cultura grega através de seus mitos. E sabem que mito era como conseguiam explicar todos os fenômenos da natureza.
  • FESTA JUNINA
  • Nossa Festa Junina é muito alegre. Durante todo o mês de Junho as crianças aprendem sobre as diversas dancinhas regionais e aprendem também a dançá-las. Conhecem também as comidas típicas e brincadeiras nas barraquinhas.
  • ATELIER
  • Três dias na semana a sala de arte fica à disposição das crianças que podem frequentá-la à vontade. Lá está uma professora administrando, de vez que as idades se misturam assim como as diferentes técnicas.
  • Durante o ano desenvolvemos os diversos projetos: Fundo do mar, Ecologia, Trânsito, Pré-história, História do Brasil.
  • Além desses temos projetos que surgem pelo interesse das crianças dentro de sala ou de atualidades. Ex: Copa do Mundo, Olimpíadas, Rio+20.
  •  

  • Projetos 2013:
  • Projeto Vinicius de Moraes Maternal I A manhã
    Professoras: Juliana, Tatiana e Clarice
  • Projeto Vinicius de Moraes Maternal I B manhã
    Professoras: Renata e Roberta
  • Projeto Flores Maternal II A manhã
    Professoras: Simone e Dani
  • Projeto Flores Maternal II B manhã
    Professoras: Alessandra e Diana
  • Projeto Fundo do Mar Maternal III A manhã
    Professora: Andrea
  • Projeto Fundo do Mar Maternal III B manhã
    Professoras: Renata e Natália
  • Projeto Teatro Pré I A manhã
    Professoras: Marilene e Gil
  • Projeto Teatro Pré I B manhã
    Professoras: Claudia e Mariana
  • Projeto Vinicius de Moraes Maternal I tarde
    Professoras: Juliana e Fernanda
  • Projeto Vinicius de Moraes Maternal II A tarde
    Professoras: Isabella e Ilana
  • Projeto Cinco sentidos Maternal II B tarde
    Professoras: Juliana e Erika
  • Projeto Animais de estimação Maternal II C tarde
    Professoras: Letícia e Marina
  • Projeto Restaurante Maternall III A tarde
    Professoras: Marcella e Larissa
  • Projeto Teatro Maternal III B tarde
    Professoras: Sara e Cloê
  • Projeto Brasil Pré I A tarde
    Professoras: Verônica e Carol
  • Projeto Brasil Pré I C tarde
    Professora: Bianca
  •  

  • Projetos 2012:
  • Projeto Histórias Pré I A - Tarde
    Professora: Andréa e Maria Fernanda
  • Projeto Histórias Maternal III B - Tarde
    Professoras: Isabela e Cloê
  • Projeto Histórias Maternal III C - Tarde
    Professora: Tatiana
  • Projeto Sítio do Seu Lobato Maternal I A - Manhã
    Professoras: Isabela e Juliana
  • Projeto Corpo Humano Maternal II A - Tarde
    Professoras: Marcella e Juliana
  • Projeto Corpo Humano Maternal II B - Tarde
    Professoras: Letícia e Cecília
  • Projeto Sítio do Seu Lobato Maternal I B - Tarde
    Professoras: Sara e Camila
  • Projeto Sítio do Seu Lobato Maternal I B - Manhã
    Professoras: Renata e Danielle
  • Projeto Fundo do Mar Pré II B - Manhã
    Professora: Cris
  • Projeto Fundo do Mar Pré II A - Tarde
    Professoras: Maria e Daniele
  • Projeto Histórias Maternal III A - Manhã
    Professoras: Renata e Bianca
  • Projeto Fundo do Mar Pré II B - Tarde
    Professoras: Lucimar e Bianca
  • Projeto Cores Maternal II A - Manhã
    Professoras: Simone e Tainá
  • Projeto Sítio do Seu Lobato Maternal I A - Manhã
    Professoras: Catia e Juliana
  • PROJETOS TRANSVERSAIS
  • Os projetos têm como objetivo enriquecer e aprofundar os conteúdos trabalhados pelo professor com o princípio de propiciar maior integração e o desenvolvimento global dos alunos.
  • Os alunos são levados a refletir sobre esse processo, por meio de atividades como jogos corporais, teatrais, análises de textos, filmes e trabalhos em grupo, buscando identificar atitudes que conduzam a um bom relacionamento, no qual valores como respeito, amizade e responsabilidade sejam priorizados.
  • – Concurso Literário (do 2º ano ao 9ºano do Ensino Fundamental)
  • O concurso literário da Escola Nova engloba atividades de oficina textual durante as aulas de Língua Portuguesa e as aulas de Literatura. Todos os textos serão avaliados de forma continuada pelos professores das disciplinas, levando em conta a abordagem e a adequação do texto.
  • – Feira Cultural (todos os segmentos)
  • A Feira Cultural da Escola Nova tem como objetivo trabalhar a interdisciplinaridade. Os professores junto com os alunos selecionarão um tema gerador de interesse que será desenvolvido na escola e depois culminará em uma apresentação interativa aos pais.
  • – Festa Junina (todos os segmentos)
  • O objetivo principal do projeto é compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos.
  • – História do Brasil (1º ano do Ensino Fundamental I)
  • O projeto pedagógico de História para as crianças do 1º ano, tem a finalidade de apresentar a História do Brasil, para que desde pequenos conheçam suas origens e tenham interesse pelos acontecimentos que construíram o país.
  • É contada de forma que prenda bastante a atenção dos alunos, onde, reis, inspiradores e caravelas sejam lembrados quando crescerem e voltem a estudar de forma mais objetiva os mesmos temas.
  • - Maratona de História (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II)
  • A História geral será sempre valorizada na Escola Nova. E, por isso, trabalhamos com esse projeto, no qual adotamos um recurso de pesquisa e curiosidade para cada ano e finalizamos com um jogo de perguntas e respostas.
  • – OMERJ: Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (do 5ºano a 1ª série do Ensino Médio)
  • A OMERJ é uma competição de matemática organizada para estudantes do ensino fundamental e médio do estado do Rio de Janeiro e tem por objetivo o desenvolvimento acadêmico desses apresentando uma visão mais abrangente e desafiadora da matemática. Ela é dividida em duas etapas, a primeira será realizada na escola e a segunda na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).
  • – PAC: Prova de atualidade e conhecimentos gerais (5ºano, Fundamental II e Ensino Médio)
  • Em todos os bimestres nossos alunos do Ensino Fundamental II e Médio farão uma prova sobre atualidades e conhecimentos gerais. Será uma prova de 20 questões e só quem acertar as 20 ganhará 1 ponto nas médias do bimestre.
  • Haverá questões sobre música, esporte, política, etc. Quem lê e gosta de se manter informado terá condições de acertar as 20.
  • Quem ainda não tinha o hábito de ler jornais, revistas, bons livros, etc. vai estar motivado para começar.
  • – Projeto de leitura (do 2ºano ao 9ºano do Ensino Fundamental)
  • Ler é muito importante. E, além dos livros que serão adotados pelos professores de Língua Portuguesa e Literatura, nossos alunos terão motivação para ler muito mais.
  • A direção sugerirá um livro por mês valendo cada um 0,25 ponto na média de matéria indicada no bimestre. Quem ler os dois ganha 0,5 ponto.
  • No final do bimestre eles deverão apresentar um resumo e uma pequena crítica, escrita à mão, sobre os livros. Algumas vezes serão chamados para fazerem o resumo oralmente.
  • – Atividades de campo (do 2ºano ao Ensino Médio)
  • Os passeios pedagógicos contribuem para a formação integral dos estudantes, complementando, enriquecendo e ampliando a bagagem cultural dos alunos.
  • Através de visitas a museus, fábricas e gráficas as crianças têm a oportunidade de aplicar e vivenciar, de forma dinâmica, os conteúdos pedagógicos, indo além das disciplinas básicas. Desta forma, a aprendizagem fica mais estimulante e prazerosa.
  • Outro aspecto importante dessas atividades é a socialização. Esses momentos desvinculados do ambiente de sala de aula favorecem o estreitamento das relações entre alunos, professores e funcionários, além de fazer com que as crianças voltem com mais vontade de aprender.
  • As caminhadas ao Jardim Botânico fazem parte da rotina dos alunos. Além de toda riqueza do ambiente do parque, as crianças aproveitam o percurso para enriquecer conteúdos de sala de aula, como: serviço público, tipos de moradias e outros.
  • - A Bruxinha que era boa (Pré II)
  • Apresentação do clássico de Maria Clara Machado.
  • - Quatro elementos da natureza- Água, Terra, fogo e Ar (Pré II)
  • Através desse projeto os alunos têm a oportunidade de conhecer cada um dos elementos sob vários aspectos: importância, utilidade e em especial a preservação de todos.
  • - Roda do Livro (1ºano do Ensino Fundamental I)
  • Os alunos participam de um troca troca de livros que coloca cada vez mais próximos da leitura, atividade tão importante nessa fase do desenvolvimento. Aprendem também os cuidados necessários com os livros e com o material do outro.
  • - Literatura Nacional (1ºano do Ensino Fundamental I)
  • A cada ano um autor é escolhido para que as turmas se aprofundam em sua vida e obra. Já passamos por Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Vinícius de Morais e este ano os alunos estão conhecendo um pouco mais sobre Maria Clara Machado.
  • - O Segredo de Anton (1ºano do Ensino Fundamental I)
  • O trabalho com esse livro permite que os alunos trabalhem, além da leitura a interpretação, toda a criatividade, pois nessa atividade eles são os ilustradores da história.
  • - Projeto Poesia (do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I)
  • Aproveitando o Dia Mundial da Poesia (14 de março), iniciamos uma série de leituras, pesquisas e produção de poesias para familiarizar os alunos com esse gênero literário.
  • - Mural de atualidades (2º e 3º ano do Ensino Fundamental I)
  • O incentivo à leitura de jornais e revistas de informação e o principal objetivo desse projeto. A partir de temas da atualidade os alunos devem pesquisar reportagens e imagens para completar o mural.